segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Revista Veja
Home / NOTÍCIAS / Para Lula, Petrobras está acumulando verba para pagar acionista americano
quarta-feira 29 de setembro de 2021 às 14:17h

Para Lula, Petrobras está acumulando verba para pagar acionista americano

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Enquanto o Brasil enfrenta o aumento nos preços do combustível, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o alinhamento dos preços do petróleo às cotações internacionais.

Conforme o Estadão, para o ex-presidente, o modelo beneficia apenas os acionistas da Petrobras, enquanto a população continua a ser a vítima da alta no preço do combustível. “São vítimas quando pagam o preço do combustível, e são vítimas quando pagam o preço do feijão no mercado”, disse.

“O que está acontecendo é que a Petrobras está acumulando verba para pagar acionista americano”, avaliou o ex-presidente, em entrevista à Rádio Capital, de Cuiabá. Segundo Lula, “só teria explicação subordinar o preço nacional ao internacional se o Brasil fosse importador de petróleo, mas o Brasil é autossuficiente”.

Para o petista, o País pode ter preço próprio para o petróleo, de forma a diminuir impostos sobre o insumo. “Qualquer redução de imposto é necessária para a gente amenizar o sofrimento do povo brasileiro”, argumentou. O ex-presidente classificou como “irresponsável” a retórica do presidente Jair Bolsonaro, que joga a culpa do aumento do combustível em governadores. Nos últimos meses, Bolsonaro tem colocado o ICMS cobrado por Estados como o principal responsável pelo preço do combustível.

De olho em 2022, Lula diz que a proposta do PT para diminuir o preço do combustível seria a não subordinação ao mercado internacional. “Nós já fizemos isso e é plenamente possível fazer outra vez”, declarou.

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!