terça-feira 26 de novembro de 2024
Imagem: Montagem do #Acesse Política
Home / NOTÍCIAS / Para lideranças do Centrão, impeachment de Bolsonaro não prospera
quarta-feira 8 de setembro de 2021 às 08:46h

Para lideranças do Centrão, impeachment de Bolsonaro não prospera

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Os discursos de Jair Bolsonaro durante os atos de 7 de Setembro, na última terça-feira (7), reacenderam declarações públicas de partidos de centro e da oposição em defesa do impeachment do presidente da República.

Apesar das falas, governadores, dirigentes e lideranças partidárias do Centrão ouvidos pela coluna de Igor Gadelha, avaliam, nos bastidores, que um eventual pedido de impeachment de Bolsonaro dificilmente avançaria hoje no Congresso.

A avaliação é a de que a saída de Bolsonaro não interessaria nem mesmo à oposição. Isso porque alçaria à Presidência um personagem que pode “bagunçar” o jogo eleitoral para 2022: o vice-presidente Hamilton Mourão.

As recentes pesquisas eleitorais revelam que a disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano estaria polarizada entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro, nome que o petista teria mais chances de derrotar.

Lideranças do Centrão citam também que deputados federais do bloco não aprovariam o impeachment de Bolsonaro hoje, pois estariam “bem abastecidos” com emendas parlamentares pagas pelo governo federal.

Nesse cenário, um governador adversário do presidente avalia que nem o PSDB, primeira sigla a convocar reunião para discutir o apoio a um possível impeachment, teria maioria interna favorável à saída de Bolsonaro.

No geral, caciques do Centrão preferem manter Bolsonaro enfraquecido no poder a tirá-lo do governo. A avaliação é a de que o enfraquecimento do atual presidente fortaleceria uma “terceira via” em 2022.

Para governadores, mesmo não tendo interesse no impeachment agora, lideranças da oposição e de centro seguirão defendendo a saída do presidente da República apenas para “marcar posição política”.

Veja também

Assembleia Legislativa da Bahia vai apreciar projeto que promove revisão no PPA

Já está tramitando na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) o Projeto de Lei 25.604, que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!