O crescimento de apenas 1,1% no Produto Interno Produto (PIB) em 2019, anunciado nesta quarta-feira (4) pelo IBGE, preocupa o deputado federal Bacelar (Podemos-BA). Segundo ele, a instabilidade política e as crises no governo Bolsonaro afastam os investimentos e atrapalham o desenvolvimento do Brasil.
“A economia ainda está no patamar de 2014. Este PIB é o menor dos últimos anos. Menor até do que no governo de Michel Temer”, comparou.
Bacelar lembrou que Bolsonaro assumiu o cargo prometendo reacender o crescimento e pressionou o Congresso Nacional por reformas destinadas a reduzir o tamanho do Estado, mas o resultado foi que o desempenho da indústria e o poder de compra do brasileiro ficaram abaixo das expectativas. “O que ainda segurou a economia foi o consumo das famílias que, ainda sim, está baixo. O desemprego aumentou, enquanto a informalidade no mercado de trabalho cresceu. A expectativa era de um período de recuperação econômica, mas os resultados estão decepcionantes. Isso me preocupa muito”.