segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Rodrigo Maia formou bloco de 11 partidos na eleição para mesa diretora da CâmaraRodrigo Maia formou bloco de 11 partidos na eleição para mesa diretora da Câmara | Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Para aliados, Maia empata “jogo que parecia perdido” em disputa pelo comando da Câmara
sábado 19 de dezembro de 2020 às 18:58h

Para aliados, Maia empata “jogo que parecia perdido” em disputa pelo comando da Câmara

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Integrantes da cúpula do DEM avaliam que, com a adesão de 11 partidos ao bloco de Rodrigo Maia (DEM-RJ), a disputa com Arthur Lira (PP-SP) para fazer um sucessor na presidência da Câmara zerou. Para os próprios aliados de Maia, até a última sexta-feira (18), Lira, que é o candidato apoiado por Jair Bolsonaro, “ganhava de 3 a 0”. Com a adesão dos partidos que contabilizam 281 deputados, o jogou empatou.

Para o grupo, conforme a coluna de Bela Megale, a vantagem de Lira acabou e a batalha daqui para frente será ainda mais acirrada. Eles avaliam que, antes, o deputado do PP enfrentava um adversário que jogava parado. O que mantinha a inércia de Maia foi a espera do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou vetando sua reeleição. Além disso, há a dificuldade de encontrar um nome aceito por todos os partidos.

O nome preferido de Maia para a disputa é o de Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que não agrega nomes do própria sigla, o PP, a mesma de Lira, e ainda desperta a ameaça do MDB deixar o grupo. Com isso, hoje a tendência é que Baleia Rossi (DEM-SP) seja o candidato.

Veja também

Ala do PT prefere Centrão a Paulo Pimenta na liderança do governo na Câmara

A ida de Paulo Pimenta para a liderança do governo Lula na Câmara, após sair da Secretaria de Comunicação Social …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!