Para 59% dos profissionais, a diversidade e inclusão (D&I) nas empresas fica apenas no discurso de marketing. Foi o que revelou pesquisa da Infojobs, HR Tech, feita em junho de 2024, com a participação de 421 profissionais, sendo 28,3% (119) deles declaradamente parte do grupo LGBTQIAP+. A pesquisa também mostrou que, 38% acreditam que é uma junção do marketing com conscientização genuína.
“Precisamos garantir que a cultura organizacional vá além do branding superficial. Para enfrentar o preconceito e promover um ambiente mais inclusivo, as empresas precisam implementar políticas claras de diversidade e inclusão”, diz a head de RH do Infojobs, Hosana Azevedo.
A pesquisa apontou ainda que, entre os profissionais LGBTQIAP+, 93% enxergam as políticas em prol da inclusão como um caminho para mudar esse cenário. Azevedo reforça a opinião dos pesquisados. “As empresas precisam implementar políticas claras de diversidade e inclusão. Isso inclui treinamentos regulares para todos os colaboradores sobre respeito à diversidade, revisão e atualização das políticas de recrutamento para garantir equidade e transparência, e a criação de programas específicos para contratação e desenvolvimento de talentos LGBTQIAP+”, diz Hosana.
Ainda entre o público LGBTQIAP+, 87% acreditam que preconceitos velados são barreiras para seus crescimentos profissionais. Contudo, entre os profissionais que não fazem parte da comunidade, o percentual sobre preconceito velado nas empresas cai para 73%.
53% afirmaram já terem enfrentado discriminação
Mais da metade (53%) dos profissionais LGBTQIAP+ entrevistados para a pesquisa afirmaram já terem enfrentado discriminação relacionada à sua identidade de gênero ou sexualidade no ambiente de trabalho. Entre esses casos, 40% indicam que a discriminação veio de pares, seguidos por 38% de superiores.
“Preocupantemente, 37% dos casos de discriminação não foram reportados devido ao receio das consequências. Isso requer não apenas políticas inclusivas, mas também ações concretas para combater preconceitos internos e sociais”, avalia Hosana.
68% dos respondentes afirmaram que não trabalham ou já trabalharam em empresas com programas específicos para a contratação de profissionais LGBTQIAP+ e desenvolvimento voltado para inclusão. Enquanto isso, 51% dizem que não trabalham ou já trabalharam em empresas com profissionais LGBTQIAP+ na liderança.
Entre os desafios mais citados pelos profissionais LGBTQIAP+ no mercado de trabalho estão o preconceito cultural nas empresas (31%) e a dificuldade em obter reconhecimento e crescimento profissional (26%).
A pesquisa também revela que, embora 61% dos participantes nunca tenham sido questionados sobre seu gênero ou sexualidade durante processos seletivos, mais da metade (55%) já considerou esconder esses aspectos de sua vida para aumentar suas chances de emprego.
Além disso, 56% afirmam ter perdido oportunidades de trabalho devido à sua identidade LGBTQIAP+. No entanto, 67% dos entrevistados declaram não ter sofrido preconceito relacionado a esse aspecto durante os processos seletivos.