Na última semana foi realizada a 16ª Reunião dos Adjuntos de Comando dos Integrantes do Alto-Comando do Exército. A atividade ocorreu no Quartel-General do Exército, em Brasília. Ao longo de dois dias, o evento abordou temas relacionados à carreira dos praças do Exército Brasileiro, além da atuação dos Adjuntos de Comando nas Organizações Militares dos mais diversos níveis.
A abertura da reunião foi procedida pelo Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Ele destacou a importância do cargo em termos institucionais e o papel de influência exercido por esses graduados, servindo como espelho para os militares. “Nos quartéis que tenho visitado no Brasil, verifiquei que a simples presença do adjunto de comando é fonte de inspiração e denota uma referência positiva, especialmente para os militares mais jovens. É uma função que está cada vez mais se consolidando e de grande relevância para a Instituição”, ressaltou o Comandante.
Também prestigiaram a abertura do evento o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Richard Fernandez Nunes; o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão Alcides Valeriano de Faria Junior; e o Chefe do Gabinete do Comandante do Exército, General de Divisão Márcio de Souza Nunes Ribeiro.
A 16ª edição da Reunião dos Adjuntos de Comando dos Integrantes do Alto Comando do Exército apresentou uma novidade em seu segundo dia de programação, 6 de fevereiro. Na ocasião, foi realizado um webinário, com a participação dos 389 adjuntos de comando designados em organizações militares de todo o Brasil.
Em 2025, a função de Adjunto de Comando completará dez anos de existência, uma vez que foi criada em 22 de maio de 2015, por intermédio da Portaria nº 103, do Estado-Maior do Exército. A função é desempenhada por militares com graduação de primeiro-sargento ou subtenente, que possuem destacada liderança, competência profissional e conduta exemplar. O Adjunto de Comando do Comando do Exército, Subtenente Luiz Gustavo da Silva Siston, enfatiza que reuniões como essa “buscam propor ações para que os Adjuntos de Comando fortaleçam, junto aos graduados, os aspectos da liderança e o entendimento da importância da missão do sargento no Exército”.