O papa Francisco lamentou a morte do cardeal brasileiro Dom Geraldo Majella Agnelo, arcebispo emérito de Salvador da Bahia e ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em telegrama enviado ao Brasil, dirigido ao cardeal Sérgio da Rocha, atual arcebispo.
“Minhas orações são também de gratidão a Deus pelos longos anos de seu serviço dedicado à santa mãe Igreja”, diz a mensagem do papa Francisco.
Dom Geraldo Majella Agnelo morreu na manhã do sábado (26), aos 89 anos, em decorrência do agravamento de um acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em dezembro de 2022.
Dom Geraldo foi nomeado em janeiro de 1999 pelo Papa João Paulo II, como Arcebispo Metropolitano de São Salvador da Bahia.
Em maio de 2001, ele foi nomeado membro da Pontifícia Comissão dos Bens Culturais da Igreja e eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dois anos depois.
Nesta segunda-feira, conforme a Arquidiocese de Londrina, acontecerá a Missa de exéquias e às 12 horas o corpo de dom Geraldo Majella Agnelo será sepultado na cripta da Catedral, onde foram enterrados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Cavalin.