OPapa Emérito Bento XVI morreu, este sábado, dias após o Papa Francisco pedir uma “oração especial” por Joseph Aloisius Ratzinger, que estava “gravemente doente”. Tinha 95 anos.
Segundo anunciou o Vaticano, “o Papa Emérito Bento XVI faleceu no Mosteiro Mater Ecclesiae”.
O corpo de Ratzinger estará, a partir da manhã de segunda-feira (2), na Basílica de São Pedro “para que os fiéis se possam despedir”.
O Papa Francisco foi o primeiro a visitar o corpo do papa emérito Bento XVI no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano, onde residia desde sua renúncia em 2013, confirmou hoje a Santa Sé.
Após a morte, o secretário pessoal do pontífice alemão, Georg Ganswein, telefonou para Francisco, segundo disse hoje o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.
Francisco chegou ao mosteiro cerca de 10 minutos depois e ficou a vigiar o corpo do seu antecessor até às 10h00 locais, altura em que teve que se ausentar para outros compromissos.
Esperadas 35 mil pessoas no velório e 60 mil no funeral de Bento XVI
A cidade de Roma espera receber cerca de 35 mil pessoas durante o velório do Papa Bento XVI e cerca de 60 mil no funeral, que se realiza na quinta-feira, segundo estimativas do autarca da cidade.
A cidade de Roma prepara-se para se despedir de Bento XVI, que morreu no sábado aos 95 anos de idade, sendo esperadas milhares de pessoas nos próximos dias, anunciou hoje o autarca Bruno Frattasi, do Comité Provincial para a Ordem e Segurança que foi convocado com urgência.
Assim, deverão assistir ao velório cerca de 35 mil pessoas e cerca de 60 mil deverão estar presentes quando o Papa Francisco presidir ao funeral do seu antecessor.