Carlo Acutis, um adolescente católico que faleceu de leucemia aos 15 anos em 12 de outubro de 2006, teve sua canonização reconhecida pelo Papa Francisco nesta segunda-feira (1º), tornando-se o primeiro “millennial” a ser elevado à santidade, de acordo com o site Vatican News, principal veículo de notícias do Vaticano. O segundo milagre atribuído a Acutis foi reconhecido pelo Papa em maio deste ano.
A canonização foi aprovada durante uma reunião do Colégio de Cardeais no Vaticano, onde um relatório apresentado pelo Cardeal Marcelo Semeraro descreveu Acutis como alguém “acolhedor e carinhoso com os mais pobres, que ajudava os sem-teto, os necessitados e os imigrantes com o dinheiro que economizava de sua mesada semanal.”
Segundo o Vatican News, Acutis será proclamado Santo durante o Jubileu de 2025, uma celebração religiosa da Igreja Católica que ocorre a cada 25 anos. Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991, em Londres, Inglaterra, mas passou toda sua vida na Itália.
Acutis foi beatificado em 2020 após a Igreja reconhecer seu primeiro milagre, que envolveu a cura de uma criança brasileira em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 2010. Seu segundo milagre, reconhecido em maio, envolveu a cura de uma jovem da Costa Rica após um acidente de bicicleta em 2022.