Na última quinta-feira (30), durante uma reunião a portas fechadas com jovens padres romanos, o Papa Francisco fez um comentário controverso, afirmando que “fofocar é coisa de mulher”. O encontro ocorreu em Roma e foi divulgado pelo site italiano “Silere non Possum”.
Segundo a publicação, o Papa Francisco teria pedido ao grupo para evitar falar mal dos outros, justificando que “temos calças, por isso temos de dizer coisas”. A declaração foi feita enquanto ele discutia o comportamento esperado dos sacerdotes.
Durante a mesma reunião, o Papa também comentou sobre “problemas de corrupção” na Igreja Católica, após ser questionado por um jovem sacerdote sobre a situação da diocese de Roma.
Essa nova controvérsia ocorre pouco tempo depois de Francisco ter usado o termo “frociaggine” — traduzido como “viadagem” ou “bichice” — ao falar sobre a situação nos seminários, em uma reunião com mais de 200 bispos italianos. Na última terça (28), o Vaticano divulgou que o Papa pediu desculpas e afirmou não ter a intenção de ofender ninguém com o uso do termo depreciativo contra homossexuais.