Em um dia histórico, toda a oposição de Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, se reuniu para debater o futuro da cidade. Diversos empresários, cidadãos e importantes lideranças comunitárias também prestigiaram neste sábado (19) o ‘1º Seminário Unidos por Lauro de Freitas – Passado, Presente e Futuro’, cujo palestrante foi o deputado federal e ex-prefeito de Lauro de Freitas, João Leão (PP).
Centenas de pessoas se reuniram no Clube Ipitanga, centro da cidade, para ouvir as histórias do deputado federal que detalhadamente e de forma sempre empolgante, revelou como veio conhecer Lauro de Freitas na década de 60. Ele contou também sobre como acabou se tornando prefeito e como realizou as mais importantes obras, como escolas, postos de saúde, duplicação da Estrada do Coco, Senai-Cimatec, seis universidades, dentre outros.
Em uma de suas falas, o ex-prefeito disse que “O futuro da Bahia, passa por Lauro de Freitas”.
Foi outro momento memorável a explanação do empresário Teobaldo Costa (União Brasil), que comentou em seu discurso sobre a ‘fake news’ que sofreu na eleição de 2020, quando disputou à prefeitura. O empresário comentou com tristeza no olhar sobre a situação atual da cidade, com milhares de pessoas desempregadas ao ponto de muitas delas lhe pedirem diariamente comida.
A ex-deputada estadual Mirella Macedo (União Brasil) falou muito em união, em interligar as regiões da cidade, e melhorar a mobilidade. Já o vereador Sapucaia (União Brasil) falou sobre apoiar o nome que o grupo decidir, mas o favorito dele era Teobaldo.
O vereador Gabriel Bandarra, o Tenóbio (PSC), fez um discurso também de união, afirmando que todos eles unidos serão mais fortes. Encerrou com uma atuação de grande ator a sua explanação, recebendo muitos aplausos. O ex-vereador Chico Franco, de família tradicional na política local, disse que se unidos ficarem, o futuro eles poderão escrever. Todos eles, de uma forma ou de outra, explicaram como podem resolver os atuais problemas na cidade, como mobilidade urbana, saúde, educação, esporte, lazer e turismo de Lauro de Freitas.
Também estiveram no evento o ex-secretário de Planejamento, Mauro Cardim, e o ex-Codesal, Gustavo Ferraz, dentre outros importantes nomes. Ambos são um exemplo, pois eram adversários políticos e se uniram em prol de um objetivo. A equipe organizadora do Seminário foi comandada pelo líder comunitário Sinaldo, que de forma eficaz, conseguiu fazer o evento acontecer tranquilamente.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil) mandou seu representante, Cristiano Santos, pois está em São Paulo, juntamente com seu secretário de Governo, Cacá Leão (PP).
Já a vereadora Débora Regis (PDT) e o ex-vereador Mateus Reis (PSDB) não puderam estar presentes, mas também enviaram seus representantes.