Quando conectadas, a fé e a arte dão origem a obras de valores inestimáveis. Este é o caso da imagem de Nossa Senhora do Presépio, forjada no século XVIII, e que agora conforme registra o Alô Alô Bahia, faz parte do acervo do Centro Cultural Palácio da Sé: Dom Sebastião Monteiro da Vida, localizado no Centro Histórico de Salvador.
O símbolo artístico e religioso foi integrado à coleção do equipamento nesta terça-feira (25), durante uma cerimônia no local. Todos os detalhes dos seus 112 centímetros de madeira policromada e dourada, podem ser conferidos gratuitamente, a partir desta quarta (26).
Na obra, Nossa Senhora é retratada de joelhos, com as mãos unidas e a cabeça inclinada. A postura e expressão de adoração sugerem que ela tenha feito parte da cena principal de um grande presépio, no qual, ao invés de estar deitada ao lado do menino recém-nascido, estava ao lado dele e de São José.
Segundo informações do Palácio da Sé, a escultura teria pertencido à coleção particular de Stanislaw Herstal (1908-1987) responsável por organizar uma coleção de livros com seis volumes sobre a história de D. Pedro.
Também há referências de que a imagem tenha pertencido à Antiga Sé da Bahia, demolida em 1933. Já sua recente aquisição pelo Palácio da Sé, foi viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com o patrocínio das empresas privadas PetroRecôncavo e Suzano. A iniciativa é parte da primeira etapa do projeto cultural “Aquisição para o acervo do Palácio da Sé”, da Tecnomuseu.