O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, afirmou, neste último domingo (6), que Estados Unidos e outros países aliados analisam a possibilidade de deixar de importar petróleo russo.
“Estamos agora em discussões muito ativas com nossos parceiros europeus sobre a proibição da importação de petróleo russo para nossos países, enquanto, é claro, mantemos um fornecimento global estável de petróleo”, disse Blinken em entrevista à NBC, rede de televisão estadunidense.
As sanções impostas à Rússia pela invasão da Ucrânia crescem. A intenção é o isolamento de Moscou. Assim como outras empresas e operadoras, American Express também encerrou as atividades no país comandado por Vladimir Putin. De acordo com Putin, as sanções impostas são semelhantes à declaração de guerra.
O Reino Unido busca aprovar leis para acelerar novas punições para empresas e indivíduos ricos ligados à Rússia.
“As sanções punitivas não têm sentido até serem implementadas adequadamente, e essas mudanças nos permitirão perseguir os aliados de Putin no Reino Unido com o apoio total da lei, sem dúvida ou contestação legal”, disse o primeiro-ministro Boris Johnson.