domingo 30 de junho de 2024
Home / NOTÍCIAS / Pacote traz mudanças em operações com Tesouro
quarta-feira 26 de julho de 2023 às 07:54h

Pacote traz mudanças em operações com Tesouro

NOTÍCIAS


O governo Lula vai ampliar o acesso de Estados e municípios de menor porte a operações de crédito com apoio do Tesouro Nacional. O objetivo de pacote que o Ministério da Fazenda vai anunciar nesta quarta-feira (26) é incentivar a melhoria da saúde fiscal e elevar a chamada capacidade de pagamento (Capag) – ou seja, a nota de crédito desses entes.

A Capag é uma espécie de rating ou de nota de crédito que o Tesouro atribui a Estados e municípios de acordo com a saúde financeira de cada ente. Essa nota vai determinar as condições que um Estado ou um município terão para tomar empréstimos do governo federal. As notas vão de A a D. Estados e municípios com notas A e B podem, por exemplo, pegar empréstimos com garantia da União. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

“Vamos tentar fazer com que um maior número possível de Estados e municípios alcance o rating A”, afirmou o secretário do Tesouro, Rogério Ceron.

O novo pacote conta com pelo menos sete mudanças na Capag e nas regras que guiam esses financiamentos. Entre os ajustes, estão a definição de um critério alternativo para Estados e municípios chegarem ao rating mais elevado, redução do limite mínimo do valor das contratações e uma vinculação de sistemas que criará o rating “A+” (que dará direito a uma análise mais rápida pelo Tesouro do pedido de operação de crédito).

O governo também vai sugerir ao Conselho Monetário Nacional a definição de teto de juros para empréstimos a Estados e municípios que não têm garantia do Tesouro.

Veja também

Ibram diz ter legitimidade para propor ações em favor do desenvolvimento do setor

Citado em pedido de liminar, na Justiça inglesa, de municípios atingidos pelo desastre de Mariana, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!