domingo 6 de outubro de 2024
Foto: Reuters
Home / DESTAQUE / Pacheco rejeita papel secundário e aprova projeto batizado de ‘minirreforma tributária’
sexta-feira 7 de julho de 2023 às 11:27h

Pacheco rejeita papel secundário e aprova projeto batizado de ‘minirreforma tributária’

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A atenção total do mundo político para a Câmara dos Deputados, onde tramita a reforma tributária, fez o Senado segundo Eduardo Gayer, da coluna Estadão, se mexer para marcar sua posição na pauta econômica. Sem vontade de ter papel secundário no Congresso, a Casa aprovou nesta semana, sem tantos holofotes, o projeto de lei complementar batizado de “minirreforma tributária”.

O pano de fundo é a disputa interna por protagonismo entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Os senadores costumam reclamar que sempre ficam a reboque das votações da Câmara.

Aprovada por unanimidade no Senado, a “minirreforma tributária” aprova a criação de estatuto legal da simplificação tributária. Haverá um cadastro nacional para que União, Estados e municípios compartilhem informações e documentos de arrecadação, o que tende a diminuir a burocracia.

O autor da proposta, senador Efraim Filho (União Brasil-PB), diz que a aprovação do texto foi um “recado político” de que o Senado é capaz de construir consensos. “Foi um projeto para marcar posição no Senado na agenda econômica e esquentar os motores para a reforma tributária”, disse Efraim à Coluna.

O senador reconheceu que houve uma “janela de oportunidade” para a proposta passar na Casa – justamente as atenções voltadas à Câmara – e negou que haja conflito entre aprovar a minirreforma tributária e a reforma propriamente dita. “Na verdade, são projetos complementares”, declarou.

Se aprovada pela Câmara, a reforma tributária será apreciada pelo Senado em agosto e tem a simpatia de Pacheco.

Veja também

Pesquisas indicam prefeitos reeleitos em mais da metade das capitais; saiba quais

Pesquisas de intenToão de voto divulgadas ontem, véspera do primeiro turno, indicam a tendência de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!