Em live promovida pelo site Jota, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta segunda-feira (14) que “não acredita em vulnerabilidade do sistema eleitoral”. Porém, admitiu que pode pautar a PEC do voto impresso, caso ela chegue ao Senado.
“Eu não enxergo e não acredito em vulnerabilidade do sistema eleitoral. Eu tenho confiança na Justiça Eleitoral, na higidez do processo de escolha através das urnas eletrônicas. Esta sustentação sobre essa eventual vulnerabilidade ela precisa ser respeitada, precisa ser ouvida. O fato de eu não acreditar, não significa que ela não exista. Obviamente temos que aferir isso, apurar isso, temos que permitir o debate”, disse Pacheco.
“E isso é uma discussão que faremos com o Tribunal Superior Eleitoral, com o presidente da Câmara dos Deputados [Arthur Lira], até porque se há senadores e há deputados sustentando isso [falhas no processo] e se houver viabilidade técnica e operacional para uma implantação dessa natureza, que dê maior confiabilidade ao sistema de escolha de candidatos, é possível nós admitirmos”, declarou o presidente do Senado.