quinta-feira 21 de novembro de 2024
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - Evaristo Sa/AFP
Home / NOTÍCIAS / Pacheco dribla Bolsonaro e segura Orçamento para Lula assinar
segunda-feira 2 de janeiro de 2023 às 07:06h

Pacheco dribla Bolsonaro e segura Orçamento para Lula assinar

NOTÍCIAS


Além do revogaço na estreia do mandato, Lula deverá sancionar nos próximos dias o Orçamento de 2023. Aprovado em 22 de dezembro, o texto ficou na gaveta de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à espera segundo o Estadão, do novo presidente e não foi enviado para Bolsonaro assinar. A exemplo do decreto que pode retirar R$ 5,8 bi do caixa do governo, baixado por Bolsonaro no fim de dezembro, temia-se que o agora ex-presidente pudesse vetar trechos que haviam sido incluídos no Congresso, com a aprovação da PEC da Transição, complicando o início do mandato. A expectativa é que Pacheco libere o texto para Lula nesta segunda (2). Com isso, o petista poderá dar a palavra final sobre o orçamento federal dos próximos cinco anos, apesar de quatro anos de mandato.

Aliados de Lula no Senado, como Otto Alencar (PSD), afirmam que um eventual veto poderia prejudicar a execução do Orçamento considerando que o Congresso está de recesso e poderia levar pelo menos dois meses para derrubar uma decisão de Bolsonaro.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!