quinta-feira 14 de novembro de 2024
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - Evaristo Sa/AFP
Home / NOTÍCIAS / Pacheco dribla Bolsonaro e segura Orçamento para Lula assinar
segunda-feira 2 de janeiro de 2023 às 07:06h

Pacheco dribla Bolsonaro e segura Orçamento para Lula assinar

NOTÍCIAS


Além do revogaço na estreia do mandato, Lula deverá sancionar nos próximos dias o Orçamento de 2023. Aprovado em 22 de dezembro, o texto ficou na gaveta de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à espera segundo o Estadão, do novo presidente e não foi enviado para Bolsonaro assinar. A exemplo do decreto que pode retirar R$ 5,8 bi do caixa do governo, baixado por Bolsonaro no fim de dezembro, temia-se que o agora ex-presidente pudesse vetar trechos que haviam sido incluídos no Congresso, com a aprovação da PEC da Transição, complicando o início do mandato. A expectativa é que Pacheco libere o texto para Lula nesta segunda (2). Com isso, o petista poderá dar a palavra final sobre o orçamento federal dos próximos cinco anos, apesar de quatro anos de mandato.

Aliados de Lula no Senado, como Otto Alencar (PSD), afirmam que um eventual veto poderia prejudicar a execução do Orçamento considerando que o Congresso está de recesso e poderia levar pelo menos dois meses para derrubar uma decisão de Bolsonaro.

Veja também

Homem-bomba na Praça dos Três Poderes circula em Brasília desde julho, aponta relatório da Abin

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (14), a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afirma que o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!