sábado 21 de dezembro de 2024
Foto: Bruno Concha/PMS
Home / NOTÍCIAS / Ouvidoria de Salvador registra mais de um milhão de atendimentos em 2023
sexta-feira 5 de janeiro de 2024 às 15:18h

Ouvidoria de Salvador registra mais de um milhão de atendimentos em 2023

NOTÍCIAS


A Ouvidoria Geral do Município (OGM) divulgou o balanço das principais solicitações dos cidadãos no atendimento do Fala Salvador entre os meses de janeiro e dezembro de 2023. Neste período, o sistema recebeu mais de 1,1 milhão de registros.

Cerca de 76% das demandas são solicitações para execução de serviços municipais, seguidas de pedidos de informação (22%). Elogios, reclamações, serviços emergenciais, cumprimento da Lei de Acesso à Informação, além de sugestões e denúncias vêm em seguida.

Foto: Bruno Concha/PMS

Dentre as solicitações, destacam-se os serviços marcação de consultas, exames e dispensação de medicamentos (36%), Cadastro Único (11%), agendamento para Prefeitura-Bairro (6%), Cartão SUS (6%), fiscalização de poluição sonora (3%) e busca de emprego através do Serviço de Intermediação de Mão de Obra – Simm (3%).

“A Ouvidoria, como canal de comunicação entre a população e a gestão, está sempre atenta à necessidade de aprimorar o atendimento ao cidadão. Buscamos entender as demandas solicitadas e montamos o plano de ação, através do levantamento de diagnóstico, para sugestões de melhorias e projetos a serem implantados”, conta o ouvidor-geral, Jean Sacramento

O gestor destaca que a Ouvidoria recebe, encaminha e cobra, junto aos órgãos executores, as respostas às solicitações de serviços, reclamações ou denúncias dos cidadãos, sobre a prestação dos serviços públicos municipais, com o objetivo de promover o exercício da cidadania.

As secretarias municipais mais demandadas foram as de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Saúde (SMS) e Secretaria de Governo (Segov) que, juntas, reuniram 66% das solicitações. Com a atuação conjunta dos órgãos municipais, 98% das solicitações recebidas até o momento foram concluídas.

Melhorias

A central Fala Salvador 156, reinaugurada em dezembro de 2021, hoje possui agilidade na recepção das chamadas, com redução do tempo de espera no atendimento: hoje leva, aproximadamente, dois minutos – antes a fila de espera chegava a 40 minutos. O novo contact center disponibiliza a interação por meio do chat 24 horas, através do Portal Fala Salvador. Só em 2023, o teleatendimento recepcionou mais de 890 mil chamadas.

Para além dos serviços convencionais da cidade, a central 156 incluiu no atendimento os programas especiais da Prefeitura, como o Alerta Salvador – sobre violência contra a mulher; Disque Racismo – sobre as instituições que compõe a rede de enfrentamento ao racismo e intolerância religiosa; atendimento para assuntos relacionados à Comunidade LGBTQIA+, quilombolas e terreiros – serviços de atenção a população vítima de violência ou de homofobia; e cadastramentos de terreiros.

Ouvidoria nas ruas

A OGM ainda integrou a ação do projeto Ouvidoria Itinerante, que esteve a cada semana em um bairro da cidade para informar e registrar as demandas dos cidadãos. Em 2023, foram computadas 272 solicitações entre informações e serviços municipais. De forma inédita, atuou no Carnaval dos Bairros, contabilizando quase 17 mil registros dos foliões.

O órgão também conduziu uma pesquisa abrangente de satisfação, com o objetivo de avaliar a percepção dos cidadãos em relação à gestão municipal nos diversos bairros da cidade. Por meio de entrevista, foram abordados 805 cidadãos residentes em diferentes localidades de Salvador.

Veja também

Macron discute com moradores de Mayotte durante visita à área após ciclone

Moradores revoltados de um bairro de Mayotte, área que foi atingida pelo ciclone Chido e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!