Desde que a pandemia da Covid-19 se espalhou por Salvador, vários órgãos de atendimento ao cidadão tiveram que readaptar as formas de trabalho. A Ouvidoria da Câmara Municipal foi um deles, inserindo os canais online como veículos de interação com a comunidade e continuando a realizar audiências públicas nos formatos de lives.
Os novos canais de atendimento são por e-mail (ouvidoriacms@cms.ba.gov.br) e telefone corporativo (71 99631-4499/ Whatsapp), além da aba da Ouvidoria no portal oficial da CMS. A ouvidora-geral, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), explica o novo modelo:“Nós demos continuidade ao processo de escuta social. Recebemos demandas em relação aos serviços de transporte, comércio, profissionais de saúde, pessoas em situação de vulnerabilidade, entre outros. Buscamos aproximar a população dasinstituições públicas e colocar o órgão à disposição de Salvador”.
Trabalho remoto
Desde que a equipe passou a trabalhar remotamente em meados de março, atendeu a um total de 84 casos. Destes, 39 foram relacionados ao novo coronavírus ou à pandemia de modo geral, manifestados por meio de denúncias, reclamações, solicitações e/ou sugestões. Além disso foram enviados 118 ofícios, sendo que o órgão mais demandado foi a Secretaria Municipal da Saúde.
A Ouvidoria também esteve à frente de denúncias de grande repercussão, como a construção irregular de um posto de gasolina em Ondina. “Fizemos reuniões junto ao Ministério Público, além da coletiva de imprensa com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para tratar da situação dos profissionaisde saúde. E recebemos muitas demandas relacionadas às doenças, como dengue, zika e chikungunya”, complementa Aladilce. Dos casos enviados pela Ouvidoria, 18 foram respondidos até a presente data.
Sete audiências
Para dar continuidade às discussões relacionadas aSalvador, as audiências públicas também passaram para o meio virtual, sendo todas transmitidas pela página do Facebook da TV e Rádio Câmara, onde o público pôde participar através dos comentários das transmissões, os quais eramlidos em tempo real pela ouvidora e discutidos entre os participantes.
Foram debatidos temas como o panorama da Covid-19 em Salvador; o enfrentamento ao novo coronavírus nos bairros; atenção básica em saúde; assistência social; convênios entre prefeitura e ONG’s para benefícios sociais na cidade, além de duas reuniões para a situação do setor cultural em tempos de pandemia.
A sessão temática que discutiu a reabertura do comércio também foi iniciativa da Ouvidoria. As atividades contaram com a presença de autoridades como o secretário municipal da Saúde, Leo Prates, a secretária estadual de Cultura, Arany Santana, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, e a superintendente de Assistência Social da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado da Bahia, Leisa Souza.
“Observamoscomo as diversas áreas da cidade foram afetadas com a pandemia, buscando, junto às autoridades, possíveis soluções de enfrentamento”, pontua Aladilce. “Continuamos com nossos canais de atendimento ativos, procurando sempre estar junto da população, mesmo que virtualmente, cumprindo com o nosso exercício democrático de fazer com que a Câmara Municipal represente os cidadãos e as cidadãs de Salvador”, finalizou a ouvidora.