A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador, responsável por promover a participação social na gestão pública, direcionou uma solicitação “urgente” à Secretaria Municipal de Manutenção da Cidade do Salvador (Seman) para a imediata reforma do calçadão na orla da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.
Através do Ofício nº 393/2023, enviado na terça-feira (21), o vereador e ouvidor-geral Augusto Vasconcelos (PCdoB) ressaltou os problemas enfrentados pela população e visitantes devido à condição precária do calçadão.
O calçadão, segundo o documento, apresenta extensa deterioração, com pregos e estruturas metálicas expostas, além de tábuas de madeira desniveladas, representando riscos de acidentes. A solicitação encaminhada à Seman ressalta a necessidade de uma vistoria imediata no local e a adoção de medidas cabíveis para resolver os problemas identificados e assegurar a integridade dos transeuntes.
Como destaca Augusto Vasconcelos, “a Ouvidoria reforça seu compromisso em zelar pela qualidade dos serviços públicos e promover o diálogo entre a sociedade e as instâncias administrativas, visando o bem-estar coletivo”.
Como é um ponto turístico bastante visitado por apresentar uma beleza peculiar, o local está feio o que acabou segundo o portal BNews, afastando soteropolitanos e turistas. Procurada, a prefeitura informou, por meio de nota, que iniciou a Operação Verão que implicará em uma série de manutenções na Orla Marítima de Salvador.
De acordo com a nota, foi feita a vistoria na Orla Atlântica e, na próxima segunda-feira (20), a equipe da Secretaria de Manutenção da Cidade (SEMAN) vai iniciar uma vistoria na orla da Cidade Baixa, que compreende o trecho da praia da Boa Viagem.
Ainda de acordo com a prefeitura, a Superintendência de Obras Públicas de Salvador (Sucop) irá fazer uma avaliação na intervenção feita no deck da praia da Boa Viagem para identificar qual será a melhor solução para o caso.