O enfrentamento à Covid-19 nos bairros de Salvador é tema da nova audiência pública promovida pela Ouvidoria da Câmara Municipal. A atividade acontece por videoconferência, com transmissão pela página do Facebook da TV e Rádio Câmara, logo mais às 14h desta quarta-feira (10). Com mediação da ouvidora-geral, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), o debate conta com a participação do secretário de Saúde do Município, Leo Prates, e do diretor de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), José Cristiano Sóster.
“Pretendemos discutir as formas de enfrentar a epidemia nos bairros da cidade com o secretário Leo Prates”, ressalta Aladilce. “A assistência hospitalar está clara, mas o problema maior está nos bairros, porque é onde continua havendo circulação massiva da população”, acrescenta.
Buscar saídas
“Precisamos envolver agentes comunitários, lideranças de moradores, os técnicos e profissionais de saúde, para encontrar saídas mais eficazes para deter a proliferação do vírus nos territórios”, reitera a ouvidora.
Entre os nomes confirmados estão Luiz Antônio de Souza, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-BA); Kilson Santana de Melo, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS); Adenilso Viana Rangel , diretor do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e de Combates às Endemias (Sindacs); e Nildo Pereira, diretor do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps).
Com a pandemia do novo coronavírus, as audiências públicas da Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador têm acontecido virtualmente, com transmissão pelo Facebook da TV Câmara, permitindo a interação do público com os participantes. “Eu leio os comentários em tempo real, porque é de extrema importância que a população seja partícipe desse processo”, frisou a ouvidora.