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terça-feira 2 de janeiro de 2024 às 17:10h

Ouvidoria da Câmara de Salvador atendeu cerca de 1500 solicitações em três anos

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A Ouvidoria da Câmara Municipal de Salvador atendeu cerca de 1500 solicitações nos últimos três anos. O relatório de atividades da gestão do vereador e ouvidor-geral, Augusto Vasconcelos (PCdoB), foi apresentado na última semana. Em 2023, a Ouvidoria recebeu um total de 544 demandas por meio de seus diversos canais de atendimento, abrangendo solicitações provenientes de todos os bairros da cidade.

“Isso é o resultado de um trabalho sério de uma equipe enxuta, porém muito qualificada, que tem dado respostas a todas as demandas que chegam ao nosso conhecimento. A Ouvidoria da Câmara se consolidou como um efetivo canal de participação popular, auxiliando o Legislativo na sua tarefa de fiscalizar as ações do Executivo e garantir o atendimento dos serviços públicos”, relatou Augusto Vasconcelos.

Durante a pandemia, a Ouvidoria expandiu seu canal de atendimento para o WhatsApp, por onde foram recebidas 48% das demandas de 2023.
As demandas recebidas pela Ouvidoria são sistematizadas em seis tipos: solicitação, reclamação, denúncia, informação (incluindo as da Lei de Acesso à Informação – LAI), sugestão e elogio, acessíveis a qualquer cidadão soteropolitano.

Em 2023, o órgão realizou cinco audiências públicas e quatorze reuniões ampliadas, além de encaminhar ofícios referentes a denúncias, como as obras realizadas no Dique do Tororó e obras do BRT próximas às tubulações da Embasa.

Os órgãos mais demandados foram a Câmara Municipal, com 255 casos diligenciados (47%), seguida pelas Secretarias Municipais de Manutenção (Seman) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), cada uma com 39 e 38 manifestações intermediadas (7%) respectivamente. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) registrou 26 manifestações (5%), seguida pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed), com 24 (4%) e 22 (4%) registros respectivamente. Outros órgãos totalizaram 140 (26%) dos registros.

Augusto afirma ainda que o trabalho não para por aí. “Estou muito orgulhoso de fazer parte desse time e vamos seguir trabalhando intensamente em 2024, de domingo a domingo, dando voz à cada cidadão ou cidadã que nos procura”, comemorou.

Para enviar solicitações ou elogios à Ouvidoria, a população pode acessar os canais de atendimento através do site da Câmara Municipal, na aba Fale Conosco, ou utilizar o e-mail institucional ouvidoriacms@cms.na.gov.br e o contato oficial no WhatsApp (71) 99631-4499.

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