sábado 16 de novembro de 2024
Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Home / NOTÍCIAS / Otto Filho rejeita projeto que proíbe aumento de preço de produtos durante pandemia
quinta-feira 18 de novembro de 2021 às 18:16h

Otto Filho rejeita projeto que proíbe aumento de preço de produtos durante pandemia

NOTÍCIAS


A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados rejeitou projeto de lei que impede o aumento sem justa causa de produtos ou serviços durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia de Covid-19.

O PL 1087/20, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), determina ainda que deverão ser considerados os preços praticados em 1° de março de 2020. Na mesma votação foram rejeitadas duas propostas que tramitam apensadas.

A comissão acolheu recomendação do deputado pela Bahia, Otto Alencar Filho (PSD), que relatou a matéria. Ele argumentou que o controle de preços é um mecanismo disfuncional e que os aumentos ocorridos durante a pandemia são usuais em situações de calamidade pública.

“Tais eventos usualmente implicam substancial choque de oferta”, disse Alencar Filho. “Esse é um movimento natural e esperado para reequilibrar oferta e demanda nas condições definidas pela calamidade. Dando tempo ao tempo, o mercado usualmente corrige esta situação.”

O projeto, que tramita em caráter conclusivo e já havia sido rejeitado pela Comissão de Defesa do Consumidor, será agora arquivado. A menos que haja recurso para análise da matéria no Plenário da Câmara.

Veja também

TCM da Bahia bloqueia repasse à Prefeitura de Camaçari por supostas irregularidades

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) acolheu uma ação cautelar …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!