O senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, afirmou que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de barrar a possibilidade de reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), foi correta.
Para Otto, a decisão do STF não deve influenciar na possibilidade de reeleição do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal (PP), que pode tentar continuar no comando da Casa.
“Eu sempre defendi a Constituição, fui constituinte na Bahia em 1989. Acho que o que está na Constituição é inviolável. A votação no STF foi apertada e ainda pode mudar, só no Brasil acontece isso. Sobre a Assembleia, não vou fulanizar, acho que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não me envolvo em disputa na Assembleia, só me envolvi a favor de Angelo Coronel porque achava que um presidente não poderia se perpetuar como Marcelo Nilo. Não tenho nada contra Marcelo, gosto muito dele, é um excelente político, mas fui contra ele continuar na presidência da Assembleia. Não vou fulanizar, não vou me envolver em disputa na Assembleia”, disse.
PSD concorrer à presidência do Senado
“Não há necessidade dessa precipitação [de escolher um nome]. É precoce discutir isso dentro de PSD ou de qualquer partido”, afirma Otto em entrevista ao Bahia Notícias.
De acordo com ele, não há possibilidade de o partido entrar nesta discussão no momento. O senador quer esperar o vencimento de prazos para eventuais recursos de Alcolumbre e do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), contra a decisão para se posicionar.
“Coloquei no nosso grupo para ter prudência e aguardar o decurso do prazo. Precipitação em eleição é véspera do fracasso”, diz.