Segundo Lauro Jardim, do O Globo, os Bolsonaristas são sempre atraídos por uma teoria da conspiração. Mas não só eles, diz o colunista.
A encrencada eleição na Venezuela fez surgir uma narrativa que uma certa esquerda ligada ao PT está tentando construir: cresceram nos últimos dias buscas no Google em torno de uma teoria da conspiração de que o presidente Lula da Silva (PT) deveria ter tido 5 milhões de votos a mais do que obteve no segundo turno em relação a Jair Bolsonaro (PL).
O interesse da opinião pública digital do Brasil nos últimos três dias está dividida entre a eleição na Venezuela e essa teoria, de acordo com um levantamento da consultoria Bites. Isso ocorre sobretudo em São Paulo.
De resto, a questão da Venezuela junto à opinião pública digital segue o padrão esperado. Lula está sendo muito criticado por sua postura. A taxa de menções negativas é bem superior às que ocorreram, por exemplo, em maio de 2023 quando Nicolás Maduro foi recebido em Brasília.
Ah, afinal do que se trata essa teoria conspiratória? Diz que Lula perdeu pelo menos 5 milhões de votos no segundo turno com a ação de bloquear estradas realizadas pelo ex-diretor da PRF Silvinei Vasques, hoje preso.