segunda-feira 27 de janeiro de 2025
Foto: Reprodução/Freepik
Home / DESTAQUE / Os países mais industrializados anunciam apoio a um imposto mínimo mundial
domingo 6 de junho de 2021 às 06:41h

Os países mais industrializados anunciam apoio a um imposto mínimo mundial

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Calcula-se que a nova e inédita taxa proporcionará um total de 150 bilhões de dólares por ano

Após dois dias de negociações, em Londres, os ministros da Economia do G7, o grupo de países mais industrializados do mundo (Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), anunciaram o apoio a um imposto mínimo mundial de 15%, a ser cobrado das grandes multinacionais em cada país.

Se aprovado, o imposto mínimo mundial atingirá as gigantes da economia digital, como Google, Apple, Facebook e Amazon. Segundo um cálculo baseado em dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), cerca de 30% do lucro das empresas multinacionais americanas são tributados no exterior, onde gozam de benefícios fiscais, em comparação com 5% na década de 1990. Calcula-se que a nova e inédita taxa proporcionará um total de 150 bilhões de dólares por ano.

O imposto mínimo mundial, que vem sendo defendido há dois anos pela OCDE, como forma de regular a globalização e compensar as perdas de arrecadação causadas pelos paraísos fiscais, ganha agora um forte impulso, numa iniciativa considerada histórica, como publicamos. A proposta será levada ao G20, o grupo de países do qual faz parte o Brasil, cujos ministros da Economia se reunirão em julho, em Veneza. Será preciso chegar a um acordo para saber, por exemplo, como será a repartição do dinheiro entre os diferentes países, se haverá isenções para determinados setores de atividade e se multinacionais já pesadamente taxadas em alguns países terão os seus impostos reduzidos em nível nacional.

Veja também

Primeiro registro artístico de beijo pode ter sido uma pintura de 50 mil anos no Nordeste, diz ICMBio

O primeiro registro artístico de beijo da humanidade pode ter ocorrido no Parque Nacional da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!