quarta-feira 15 de janeiro de 2025
General Mario Fernandes — Foto: Reprodução/Youtube
Home / NOTÍCIAS / Os cálculos da cúpula militar sobre a chance do general preso delatar
quarta-feira 11 de dezembro de 2024 às 16:01h

Os cálculos da cúpula militar sobre a chance do general preso delatar

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Integrantes da cúpula das Forças Armadas avaliam segundo Bela Megale, colunista do O Globo, que ainda há chance de o general Mario Fernandes tentar negociar uma delação premiada com a Justiça.

A defesa do militar nega tratativas, mas membros da caserna acreditam que, quando Fernandes se der conta de que está “abandonado” e “sozinho”, a possibilidade de optar por esse caminho é grande.

Fernandes é o único general do Exército que está preso preventivamente no âmbito do inquérito e é apontado pela Polícia Federal como um dos idealizadores de um plano de golpe que incluía o assassinato do presidente Lula, do vice Geraldo Alckmin e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, batizado de “Punhal Verde e Amarelo”. Ele foi o número dois da Secretaria-Geral da Presidência de Jair Bolsonaro. Para membros da cúpula militar, a atuação do general é indefensável, o que fará com que ele sinta cada vez mais seu isolamento

Membros das Forças Armadas avaliam que o caso de Fernandes é um dos mais graves, com provas contundentes sobre o plano de golpe. Para eles, é certo que ninguém da caserna fará gestos para auxiliar o general.

No meio militar, ainda de acordo com Megale, existe a leitura de que alguns integrantes das Forças conseguirão apresentar argumentos para se defender. É essa a avaliação feita, por exemplo, sobre o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Augusto Heleno. Como informou a coluna, ele usará a tese de defesa de que estaria escanteado do governo desde a entrada do centrão. Para a PF, no entanto, Heleno é peça central no plano do golpe.

Sobre Mario Ferandes, os integrantes das Forças veem a delação premiada como um dos poucos caminhos que ele tem a trilhar.

Veja também

Alemanha em recessão pelo segundo ano consecutivo

Pelo segundo ano consecutivo, a economia alemã, a maior da zona do euro, contraiu em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!