Existem muitos destinos na Europa onde a neve durante o Natal é quase garantida, mas os destinos mais populares ficam, naturalmente, bastante lotados. Que tal experimentar um lugar mais alternativo, sem multidões, mas ainda sim com todo o charme natalino, com cara de inverno encantado?
Os especialistas em viagens da empresa DFDS analisaram 23 anos de dados climáticos de 164 cidades e vilarejos europeus e também dados de buscas no Google para encontrar locais com volume de pesquisa abaixo da média. Veja onde ir para uma pausa de inverno europeia com neve e sem multidões, da Noruega à Lituânia.
Porto de Kristiansand, na Noruega
Kristiansand, no sul da Noruega, está situada em uma linda costa e é mais popular no verão, devido à sua praia urbana. Durante os meses mais frios, a cidade fica tranquila, mas é justamente isso que faz dela um destino ideal para quem busca um cenário de inverno encantado.
No inverno, as casas vermelhas e laranjas do porto e da praia ficam cobertas de neve. Os visitantes podem aproveitar caminhadas pela orla e saborear frutos do mar frescos nos restaurantes locais. Os entusiastas da arte podem se aquecer no Sørlandets Kunstmuseum e na Kristiansand Kunsthall — dois museus de arte imperdíveis. Durante o Natal, Kristiansand ganha vida com festividades de inverno, como aconchegantes mercados natalinos e uma pista de patinação ao ar livre.
Jūrmala, na Letônia
Frequentemente negligenciada no inverno, pois suas praias de areia atraem mais turistas no verão, Jūrmala é uma cidade costeira que recebe em média 45 dias de neve durante a estação fria. Os visitantes podem caminhar pela praia tranquila e coberta de neve, além de explorar as densas florestas de pinheiros, que são perfeitas para caminhadas no inverno. A cidade também é conhecida por suas vilas de madeira históricas e retiros de bem-estar que oferecem uma variedade de experiências de spa, ideais para relaxar após um dia ao ar livre.
Jūrmala ainda promove diversos eventos culturais e mercados locais durante o inverno, proporcionando aos visitantes a oportunidade de vivenciar as tradições letãs. O destaque é o icônico Festival de Natal da cidade, realizado no Dzintari Concert Hall.
Košice, na Eslováquia
A cidade histórica de Košice possui um centro antigo belamente preservado, com uma catedral gótica e ruas de paralelepípedos, que ficam especialmente encantadoras sob uma camada de neve. A vibrante cena cultural da cidade, incluindo mercados de inverno e apresentações sazonais, oferece um gosto das tradições locais.
Quem ama o ar livre pode praticar caminhada com raquetes de neve nos arredores ou se aventurar nas pistas da estação de esqui de Jahodná. Após um dia de atividades, é possível relaxar em um dos cafés acolhedores da cidade ou experimentar a culinária eslovaca em um restaurante tradicional.
Freiburg, na Alemanha
Apesar de muitas vezes passar despercebida durante o período festivo, a cidade medieval de Freiburg ganha vida no inverno com seus edifícios históricos e coloridas casas ao longo das ruas de paralelepípedos.
Entre as atrações estão a catedral gótica da cidade, a praça central Münsterplatz e os mercados de inverno, onde é possível se aquecer com pratos tradicionais alemães, como vinho quente e bratwurst.
Os visitantes também podem andar no Schauinslandbahn, o teleférico de laço mais longo da Alemanha, que leva os turistas da periferia da cidade até o topo da montanha Schauinsland. Do alto, é possível admirar vistas panorâmicas deslumbrantes da Floresta Negra coberta de neve e, em dias claros, até avistar os Alpes distantes.
Ålesund, na Noruega
Ålesund oferece uma experiência mais relaxada e menos lotada em comparação com muitos outros destinos noruegueses. Os amantes da natureza ficarão encantados com as montanhas cobertas de neve e os majestosos fiordes que cercam a cidade. O destino é uma homenagem à arquitetura Art Nouveau, construída após um incêndio em 1904, e seus edifícios coloridos se destacam fotogenicamente contra a neve branca. Os apreciadores de arte podem conhecer mais sobre o estilo no Art Nouveau Centre Museum.
No inverno, os entusiastas do esqui podem aproveitar as pistas em estações próximas, como a Strandafjellet, famosa pela neve fofa e vistas deslumbrantes. Os aventureiros também podem aproveitar caminhadas com raquetes de neve e passeios de trenó puxado por cães, além de ter a chance de ver a Aurora Boreal.