Em tempos de tanta polarização, o interesse por conteúdos sobre política aumentou, assim como cresceu a quantidade de canais sobre o tema. .A ascensão das redes sociais mudou completamente a dinâmica social do país na hora de decidir o voto. Antes, o fazer político brasileiro e o monitoramento das ações dos candidatos eleitos e partidos passava pelo filtro dos grandes veículos de comunicação. Agora, o eleitor pode cobrar e supervisionar quem o representa. E, num cenário onde as fake news são uma grande onda negativa, há o enorme desafio para garantir transparência e qualidade das iniciativas de conteúdo político.
A lista divulgada hoje pelo prêmio iBest é um guia que dá visibilidade aos conteúdos que mais engajaram em 2021. A premiação seleciona os maiores do universo digital com um algoritmo que pesquisa e quantifica milhares de iniciativas, apontando matematicamente os destaques de cada categoria para definir os Top10 do país a cada ano.
Top10
Confira os 10 maiores conteúdos sobre Política no universo digital brasileiro:
Os brasileiros irão consagrar quem é o melhor do Brasil em votação que se inicia hoje, em www.premioibest.com, e que vai até 29 de agosto.
Para Marcos Wettreich, CEO do iBest, o prêmio também cumpre a função de bússola do mercado ao apontar a direção do interesse do consumidor brasileiro. “O iBest funciona como uma certificação digital para os melhores do país, ancorando a escolha do grupo de finalistas a métricas de engajamento, alcance e relevância e contribuindo para que as mais significativas tenham a visibilidade e o reconhecimento que merecem”, complementa Wettreich.
Em 2020, o vencedor do prêmio popular em Política e Cidadania foi Quebrando o Tabu e, do prêmio da Academia, O Antagonista, que novamente estão nas finais de 2021.
Recorde de votação e novidades
O crescimento de alcance da premiação ficou claro nas primeiras semanas deste ano, quando mais de três milhões de votos foram computados apenas na Fase Seleção, que indicou participantes para o Top10.
Nesta edição, a penetração do prêmio também aumentou significativamente, expandindo de 50 para 81 categorias contempladas. Agora, o iBest também aponta as principais revelações em áreas como Música e Humor; melhores por estado e iniciativas ESG, com boas práticas ambientais, sociais e de diversidade, entre outros assuntos de importância no mundo digital. Os vencedores serão anunciados em novembro.
História
O iBest foi realizado pela primeira vez em 1995 e aconteceu até 2008, período em que foi não somente o maior prêmio da internet do Brasil, mas também do mundo. Em 2003, foi adquirido pela Brasil Telecom (atualmente Oi). Em 2020, Marcos Wettreich assumiu, novamente, o controle da marca e relançou a premiação, ampliada e focada em todo o universo digital.