sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / POLÍTICA / Orla do município de Juazeiro terá empório da Agricultura Familiar
domingo 24 de fevereiro de 2019 às 17:06h

Orla do município de Juazeiro terá empório da Agricultura Familiar

POLÍTICA


Um convênio entre o governo da Bahia e a Central de Comercialização das Cooperativas da Caatinga (CECAAT) para a construção de um empório da Agricultura Familiar, em Juazeiro, foi assinado na última sexta-feira (22).

O investimento feito por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), é de R$1,8 milhão e irá beneficiar 1.500 famílias. A previsão de conclusão das obras do empório é junho de 2019.

O investimento irá beneficiar 1.500 famílias; a previsão de conclusão das obras do empório é junho de 2019 - Foto: Divulgação
Projeto da nova Orla de Juazeiro

O empório, que será construído na orla do município, contará com espaços para supermercados, restaurantes, lanchonete e feira de produtos orgânicos, além de auditório para capacitação. A ação integra a estratégia da CAR/SDR, por meio do projeto Pró-Semiárido, para dar maior visibilidade e acesso da população aos produtos da Agricultura Familiar, viabilizando e consolidando mais uma rede de comercialização.

O secretário interino da SDR, Jeandro Ribeiro, explicou que, dentre as estratégias da secretaria, a comercialização é um dos principais vetores de atuação. “A ideia é concentrar em Juazeiro a venda dos produtos da Agricultura Familiar do Território do Sertão de São Francisco, enxergando todas as variáveis possíveis, tanto para o mercado institucional, que é a alimentação escolar e aquisição de alimentos, como também por varejo e mercado consumidor, além do turismo de Juazeiro e Petrolina”.

A importância da iniciativa no sentido de ajudar a consolidar a Agricultura Familiar como polo de desenvolvimento econômico e gastronômico foi destacada pelo diretor-presidente da CAR, Wilson Dias. “O Governo do Estado está fazendo um conjunto de investimentos que fortalece não só a base de produção, mas também a assistência técnica e as estruturas de beneficiamento e comercialização. A Agricultura Familiar precisa se profissionalizar. E temos que agregar valor, fazer com que os produtos ocupem as prateleiras dos supermercados. Com isso, a gente bota a roda da Economia para funcionar. Na medida que a gente tem mais produção, tem mais produtos sendo comercializados e mais riqueza circulando no próprio município”.

Veja também

Débora Regis está na Europa conhecendo projetos para implantar em Lauro de Freitas

Os prefeitos das 14 cidades acima de 200 mil habitantes eleitos pelo União Brasil estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!