terça-feira 24 de dezembro de 2024
Imagem: Depositphotos
Home / DESTAQUE / Orçamento travado deixa Governo sem plano de contingência
quinta-feira 11 de fevereiro de 2021 às 05:38h

Orçamento travado deixa Governo sem plano de contingência

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O governo federal não tem um plano de contingência para evitar a paralisação das atividades do poder público caso o orçamento não seja aprovado. O alerta consta na conclusão de um relatório de acompanhamento do Tribunal de Contas da União (TCU) que analisou aspectos fiscais e de conformidade referentes ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias da União para o exercício financeiro de 2021 (PLDO 2021).

Segundo a corte de contas, não há arcabouço jurídico que permita qualquer solução, mesmo paliativa conforme informou a coluna Esplanada, a exemplo da edição de medida provisória, pois isso é vedado pela Constituição Federal.

Conforme o relator do processo, ministro Bruno Dantas, “ainda que o temido ‘shutdown’ (paralisação da máquina pública) tenha sido evitado, há espaço para que os poderes aperfeiçoem os instrumentos jurídicos e administrativos com vistas a mitigar a possibilidade de essa situação tornar a ocorrer”.

À Comissão de Orçamento do Congresso, o TCU apontou a conveniência e a oportunidade de discussão de regras que possibilitem a execução provisória do orçamento em legislação permanente.

Registramos aqui que, sem orçamento, o governo não terá recursos para o pagamento de despesas de ministérios, estatais e órgãos a partir de março. A Comissão de Orçamento do Congresso seria instalada ontem, mas foi adiada devido à morte do senador José Maranhão (MDB-PB).

Veja também

De olho em 2026, João Campos contempla PT, MDB e União Brasil no secretariado em Recife

Tido como pré-candidato ao governo do estado de Pernambuco em dois anos, o prefeito de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!