A oposição no Senado e na Câmara anunciou que vai bloquear as pautas no Congresso Nacional até que a primeira sessão aconteça e seja feita a leitura da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, cujo autor é o deputado federal André Fernandes (PL-CE).
A informação foi confirmada pelo líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), e pelo deputado Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara. André Fernandes já havia levantado a hipótese, que agora se confirma.
O adiamento da leitura de instalação da CPMI de 8 de janeiro, por decisão do presidente do Congresso, a pedido do governo,mostra que eles temem sua apuração e que atuam fortemente para a retirada de assinaturas na próxima semana,ação típica do PT. Vamos manter A vigilância. pic.twitter.com/OAj7fD1phd
— Rogério Marinho (@rogeriosmarinho) April 18, 2023
A medida é uma reação à manobra do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que adiou a sessão com a finalidade de permitir ao governo a chance de convencer mais parlamentares a retirarem suas assinaturas do requerimento e, assim, inviabilizar a instauração da CPMI.
A oposição no Senado dará uma resposta às atitudes tomadas pela presidência desta casa. Chega de adiamentos! Ou a CPMI do dia 8 de janeiro se instala ou o Senado para! pic.twitter.com/DBXoCFmYkr
— Magno Malta (@MagnoMalta) April 18, 2023