segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Oposição na Bahia retoma planos de criar CPI dos Respiradores após reforço do PP
sexta-feira 18 de março de 2022 às 07:30h

Oposição na Bahia retoma planos de criar CPI dos Respiradores após reforço do PP

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Fortalecida com o ingresso de dissidentes da base e deputados do PP, a bancada de oposição retomou os planos segundo a coluna Satélite, no Correio, para tentar emplacar a CPI dos Respiradores na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Na última ofensiva, líderes do bloco esbarraram nas dificuldades de obter as 21 assinaturas exigidas para protocolar o requerimento, cujo objetivo é investigar a eventual participação de autoridades do governo do estado na suspeita compra dos aparelhos destinados a casos grave de covid, em operação tocada pelo Consorcio Nordeste há cerca de dois anos. Como só tinha 17 integrantes, a tropa oposicionista naufragou. Agora, diante da possibilidade de chegar a 28 parlamentares, avalia que o horizonte nunca esteve tão limpo.

Com o escândalo dos respiradores sob a mira de um inquérito sigiloso que tramita no Superior Tribunal de Justiça, a criação de uma CPI em pleno período eleitoral preocupa o governador Rui Costa (PT). Além do desgaste que enfrenta pela crise na base, o petista seria destinatário de quase todo o ônus decorrente da investigação parlamentar.

Mesmo que mantenha ao seu lado parte da bancada do PP na Assembleia, Rui pode ter outro problema informa o colunista Jairo Costa Junior, para mastigar. Após a debandada pepista, o deputado Marquinhos Viana (PSB) iniciou costuras para formar um bloco independente com mais quatro parlamentares. A intenção é ganhar poder para negociar fatias do espólio do PP no governo, em troca de apoio na Casa.

Veja também

Flávio Dino determina suspensão de pagamento de emendas e investigação da PF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (23) a suspensão …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!