A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), liderada pelo deputado estadual Sandro Régis (DEM), pediu vista e a sessão que discutia o pedido do governo Rui Costa (PT) para contratar empréstimo no valor de R$ 500 milhões para a Embasa foi suspensa.
A @LegislativoAlba vai votar hoje a autorização de um empréstimo de R$ 500 milhões junto ao Banco do Brasil para a Embasa. Nós, da Oposição, defendemos que a proposta seja melhor debatida e entendemos que faltam elementos para justificar este empréstimo.
— Sandro Regis (@DepSandroRegis) February 23, 2021
O pedido foi motivado pelos deputados oposicionistas Paulo Câmara (PSDB), Josafá Marinho (Patriota) e Soldado Prisco (PSC).
O projeto, que teve relatório do deputado Robinson Almeida (PT) favorável à aprovação, justifica o empréstimo junto ao Banco do Brasil pela necessidade de investimentos em saneamento básico no estado. “[…] Aplicação em Atividades Operacionais e de Investimentos em Saneamento Básico no Estado da Bahia, em consonância com a Lei Federal nº 14.026, de 15 de julho de 2020, Novo Marco Legal do Saneamento Básico”, diz trecho do texto.