segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Oposição na AL-BA assina acordo para votar projeto que substitui cargos no MP-BA
terça-feira 17 de setembro de 2019 às 18:23h

Oposição na AL-BA assina acordo para votar projeto que substitui cargos no MP-BA

POLÍTICA


A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) assinou nesta terça-feira (17) uma dispensa de formalidades para votar o Projeto de Lei 23.451/2019, encaminhado pelo Ministério Público estadual (MP-BA). A assinatura ocorreu durante reunião da bancada com a chefe do MP-BA, Ediene Lousado, no gabinete da Liderança da Minoria.

A matéria, conforme lembrou o Bahia Notícias, tramita desde agosto na Casa, propõe transformar 25 cargos de Promotor de Justiça Substituto em 280 cargos de Assessor Técnico-Jurídico de Promotoria.

O deputado estadual Targino Machado (DEM), líder da oposição, ressalta que a proposta é de fundamental importância para reforçar a atuação do MP-BA na Bahia e enfatiza que não haverá aumento de despesa para os cofres do estado. Todos os deputados presentes na reunião assinaram a dispensa de formalidades.

“Acredito que o projeto pode melhorar o atendimento do MP-BA à população, especialmente na área criminal, que tem tido muita demanda nos últimos anos por conta dos índices alarmantes de violência em nosso estado. O fortalecimento da atuação do MP-BA é uma ferramenta importante tanto para combater a criminalidade quanto para melhorar a fiscalização e investigação sobre os problemas do estado”, enfatiza Targino.

A chefe do MP-BA considera importante a assinatura e pede urgência na votação da proposta. “Nossa população precisa de uma prestação de serviço eficiente pelo Ministério Público e nós precisamos estar dotados de condições de trabalho para que possamos fornecer melhores condições para a população”, afirmou, após o encontro.

Segundo ela, o projeto vai permitir o assessoramento jurídico dos promotores de Justiça. “Com isso, o promotor vai poder atender maior número de pessoas, prestar serviço com mais eficiência em todas as áreas, educação, saúde, patrimônio público e na área criminal. Na atuação criminal do MP-BA na Bahia, por mais que o promotor se esforce, a demanda é enorme. A população cresceu, a criminalidade também, evidentemente teve uma evolução nas últimas décadas, mas a estrutura do MP-BA não teve o mesmo crescimento para atender todas as demandas sociais”, disse Ediene Lousado.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!