Representantes da Apex-Brasil apresentam oportunidades para empresários do Agronegócio e também do setor de Alimentos e Bebidas na Bahia. O seminário Exportagro, realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), aconteceu na FIEB e foi transmitido para empresários do interior via internet.
Na ocasião, os participantes conheceram as ferramentas da Apex-Brasil para auxiliar na promoção de produtos, ajudando o empresário a reunir condições para se colocar de frente para os mercados estrangeiros. “Temos programas e capacitações que apoiam nos processos de precificação, adequação aos padrões internacionais, e de negociação em si”, explicou o analista da coordenação de Qualificação e Competitividade da Apex, Ulisses Medeiros.
De acordo com Luiz Silva, coordenador de Alimentos, Bebidas e Agronegócios da Apex Brasil, o objetivo do evento na Bahia também é buscar novas parcerias com oferecer aos empresários locais oportunidades de participações em missões internacionais.
China – Em meio ao que o mercado tem chamado de ‘guerra comercial’ entre China e Estados Unidos, o Brasil pode encontrar vantagens na negociação de produtos nacionais. O analista da Apex Brasil em Inteligência para Ásia, Oriente Médio e Oceania, Ulisses Pimenta, afirma que a soja brasileira já está sendo comercializada a preços melhores e, com a concorrência dos casos de febre suína, a venda das diversas proteínas produzidas no país tem uma grande janela de oportunidades.
Pimenta chamou a atenção ainda para produtos às vezes pouco divulgados, e com maior valor agregado, a exemplo dos snacks (lanches), muito consumidos pelos chineses. “É preciso abrir este caminho da diversificação e fazer operações que ajudem a preencher este gap nos acordos comerciais brasileiros”, afirmou.