quarta-feira 23 de outubro de 2024
Operação Flecha Noturna - Foto: Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Operações noturnas aumentam presença das Forças Armadas nas fronteiras
quarta-feira 23 de outubro de 2024 às 18:48h

Operações noturnas aumentam presença das Forças Armadas nas fronteiras

NOTÍCIAS


Nos dias 17 e 18 de outubro, o Comando Conjunto Catrimani II conduziu a Operação Flecha Noturna, para desarticular a estrutura do garimpo ilegal na região da Terra Indígena Yanomami. As tropas utilizaram equipamentos especiais para reconhecimento e monitoramento de alvos, infiltrando-se no terreno mesmo com restrição de luminosidade e mantendo as operações durante todo o período noturno. Com essas ações, diversos materiais do garimpo foram inutilizados, incluindo motores, gerador, combustível e itens de acampamento.

A Operação Flecha Noturna é um passo importante na intensificação das ações repressivas contra ilícitos ambientais na região. Essas medidas colaboram para a desarticulação das redes de apoio ao garimpo e para a neutralização de seus meios logísticos, com o objetivo de inviabilizar a mineração ilegal e de assegurar a permanência das Forças Armadas no terreno.

A prontidão e a capacidade operacional das Forças Armadas são diferenciais estratégicos no combate aos ilícitos ambientais na Terra Indígena Yanomami. A atuação garante uma presença dissuasória, que dificulta a reorganização do garimpo ilegal.

Coordenadas com a Casa de Governo em Roraima, as ações da Operação Catrimani levaram a readaptações da atividade mineradora ilegal. Nesse cenário, as operações noturnas tornaram-se essenciais para evitar confrontos diretos, explorar o elemento surpresa e aproveitar a capacidade singular das Forças Armadas em operações de alta complexidade sob condições de baixa visibilidade.

Veja também

‘Brasil precisa se posicionar como um país ocidental’, diz Arminio Fraga

No mesmo dia em que o presidente Lula da Silva (PT) faz sua participação na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!