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quarta-feira 21 de agosto de 2024 às 11:32h

Operação do Inmetro fiscaliza eletrodomésticos

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O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio de seus órgãos delegados, conduziu a operação Eficiência Energética em todos os estados brasileiros entre os dias 5 e 9 de agosto.

A ação faz parte das operações especiais de fiscalização conduzidas pelo Inmetro e teve como foco os eletrodomésticos de maior uso nas residências brasileiras, como televisores, refrigeradores, máquinas de lavar e condicionadores de ar.

A operação verificou se os eletrodomésticos apresentavam a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que fornece informações sobre o desempenho energético dos equipamentos

Ao todo, foram realizadas 1.127 ações de fiscalização em estabelecimentos comerciais, que avaliaram a regularidade de cerca de 23 mil produtos. Desses, 0,38% apresentaram alguma irregularidade, destacando-se os televisores, com uma taxa de 1,38% de irregularidades dos 5.089 produtos analisados, seguidos de máquinas de lavar roupas de uso doméstico (0,24%) e de refrigeradores de uso doméstico (0,08%).

Segundo o chefe da Divisão de Vigilância e Fiscalização do Inmetro (Divig), Valnei Smarçaro da Cunha, “Com essa operação, o Inmetro espera identificar e retirar do mercado produtos irregulares, ampliando a confiança dos consumidores na utilização dos produtos e serviços selecionados”.

De acordo com o presidente do Inmetro, Márcio André Oliveira Brito, é importante que o consumidor fique atento às orientações do Inmetro para adquirir produtos seguros. “A fim de evitar possíveis acidentes e riscos, o consumidor deve observar a presença do selo do Inmetro, que é a evidência de que os produtos foram testados e atendem aos requisitos de segurança”, ressaltou.

O Inmetro destaca a importância de os consumidores verificarem a presença do selo de identificação da conformidade em produtos regulamentados pelo Instituto. Ao longo de todo o ano, o Inmetro, em parceria com seus órgãos delegados, monitora o mercado e realiza operações especiais periódicas para promover a confiança nos produtos comercializados no Brasil, reduzindo os riscos de acidentes para os consumidores.

Em caso de dúvidas, é possível verificar a autenticidade do selo e a situação do registro do produto ou serviço diretamente no site do Inmetro, em https://registro.inmetro.gov.br/consulta/

Ouvidoria e Sinmac

Ao identificar que um produto não está em conformidade com as normas de segurança ou qualidade, ou se suspeitar de fraudes ou falsificações, o consumidor deve entrar em contato com o Inmetro por meio do canal da Ouvidoria no site do Instituto (https://www.gov.br/inmetro/pt-br/canais_atendimento/ouvidoria) ou pelo telefone gratuito 0800 285 1818 (apenas telefone fixo), no período de 8h às 16h30.

Caso ocorra algum acidente ou incidente de consumo, o consumidor deve comunicá-lo ao Sinmac – Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo, no Portal de Serviços do Inmetro (www.sinmac.inmetro.gov.br).

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