sábado 23 de novembro de 2024
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Home / DESTAQUE / Operação da Prefeitura busca coibir irregularidades em postos de combustíveis da capital
quarta-feira 13 de julho de 2022 às 16:32h

Operação da Prefeitura busca coibir irregularidades em postos de combustíveis da capital

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou, nesta quarta-feira (13), uma operação de fiscalização nos postos de combustíveis da cidade. A ação tem como objetivo verificar o cumprimento do Decreto Federal 11.121 (6 de junho), estabelecendo a obrigatoriedade de divulgação dos preços dos combustíveis, praticados em 22 de junho, data anterior à vigência da Lei Complementar 192/22, que prevê a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O diretor-geral da Codecon, Humberto Viana, afirmou que a Codecon, como órgão de proteção e defesa do consumidor, atua para que as informações cheguem ao consumidor de forma clara e objetiva. “A população tem o direito de saber o que está pagando. Os canais oficiais de denúncia seguem à disposição dos cidadãos”, adiantou.

Durante a fiscalização, os agentes também verificam a descriminação de todos os impostos incidentes, que devem constar na nota fiscal, informados separadamente de acordo com os preços praticados dos combustíveis, a exemplo do valor relativo ao ICMS, PIS/Cofins e à Cide-combustíveis. Além desses itens, outras normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC) também são verificadas, como a disponibilidade para consulta do Código de Defesa do Consumidor (CDC), a precificação de outros itens à venda e a informação das formas de pagamento aceitas no estabelecimento.

O cidadão que notar alguma irregularidade, nos postos de combustíveis da capital baiana, ou em qualquer outra relação de consumo, deve entrar em contato com o órgão através do aplicativo Codecon Mobile ou do site www.codecon.salvador.ba.gov.br.

O consumidor também pode agendar um atendimento presencial, na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, na Rua Chile, 3, Centro. Para outras orientações, o cidadão pode ainda entrar em contato através do telefone (71) 3202-6270.

Veja também

Após extensa agenda em Londres, Débora Régis diz: “Vamos tirar a cidade do atraso”

A prefeita eleita de Lauro de Freitas, Débora Regis (União Brasil), retorna nesta sexta-feira (22) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!