O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA) uniram forças em uma operação de fiscalização entre os dias 13 e 14, com o objetivo de inspecionar veículos que realizam o Transporte de Produtos Perigosos (TRPP) na BR 116, nas imediações do município de Jequié.
Durante a operação, um total de 74 veículos foram fiscalizados, resultando em 6 autos de infração relacionados à atividade TRPP. O destaque da ação foi a ausência de acidentes envolvendo o transporte de produtos perigosos durante o período de fiscalização.
Os agentes públicos abordaram cada veículo, verificando a presença de equipamentos básicos de emergência, Equipamentos de Proteção Individual (EPI), condições gerais de segurança do veículo transportador, placas de sinalização do produto transportado, além de verificar o registro e a licença ambiental do órgão competente.
Ana Paula Monção, membro da equipe de atendimento a emergências químicas do Inema, ressaltou a importância da integração entre as instituições envolvidas na operação. Ela destacou: “Temos planos de realizar outras ações semelhantes visando preservar vidas humanas e o meio ambiente, uma vez que acidentes envolvendo produtos químicos perigosos podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente e à saúde humana”.
“É muito importante o trabalho preventivo e educativo em relação ao transporte de produtos perigosos. O Inema tem dado atenção a esse tipo de iniciativa, pois acreditamos ser mais valioso do que o trabalho de remediação”, destacou Samuel Sampaio, que participou da equipe de fiscalização do instituto.
A operação também contou com a participação de servidores das Unidades Regionais do Inema em Jequié, representado por Samuel Sampaio, e em Vitória da Conquista, representado por Lázaro Brito.