Salvador com mais tecnologia e novas ações para minimizar os efeitos do período chuvoso em 2019, que ocorre mais intensamente nos meses de abril a junho. Com decreto assinado na ocasião pelo prefeito ACM Neto, a Operação Chuva teve os detalhes apresentados em coletiva realizada no Palácio Thomé de Souza, nesta segunda-feira (18).
Estiveram presentes na ocasião o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, e o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, dentre outros secretários e gestores municipais, corpo técnico e voluntários da Codesal e demais autoridades.
O prefeito salientou que, a cada ano, a capital baiana vem se preparando de maneira cada vez mais completa e, mais uma vez, a administração municipal está toda organizada para enfrentar os episódios envolvendo as chuvas. “O investimento este ano é na ordem de R$70 milhões a ser aplicado em diversas obras, como contenção de encostas, implantação de geomantas, macro e microdrenagem, recuperação de escadarias drenantes, aplicação de lonas, conscientização e treinamento das comunidades, investimento em tecnologia no sistema de alerta e alarme, com monitoramento do volume de águas e, claro, trazendo também novas tecnologias”, afirmou.
Além do investimento da Prefeitura, a sociedade também foi chamada a participar das ações de prevenção das situações que ocorrem no período chuvoso. “Aproveito para fazer um apelo à comunidade para colaborar com a prevenção, como não jogar lixo em encostas e, também, fazer um alerta e atenção para que as pessoas que vivem em áreas de risco não deixem de procurar a Codesal. Será avaliado o risco de cada imóvel, a Prefeitura vai dar todo o suporte com Aluguel Social e remoção das famílias, pois não queremos ninguém em situação de risco. Esta é uma tarefa que não é apenas do poder público, mas também de toda a sociedade”, completou ACM Neto.
De acordo com a Codesal, a previsão climática para o trimestre março/abril/maio de 2019 indica que as chuvas esperadas para a cidade do Salvador deverão ficar em torno da média histórica (913,3 mm). As chuvas poderão ser concentradas em poucos dias e espalhadas pela cidade. As situações de risco devem ser comunicadas pela população através do número telefônico 199.