Um alerta feito pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) diz que há um “risco maior” de uma guerra nuclear e que o estado é preocupante, pois se trata do maior risco desde o período da Guerra Fria,
A tensão nuclear recente foi assunto da última reunião do conselho e foi destacada pela subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, Izumi Nakamitsu.
– O risco de uma arma nuclear ser usada é, atualmente, maior do que em qualquer outro momento desde o auge da Guerra Fria – declarou ela.
Um dos motivos do alerta foi a recente declaração de Vladimir Putin sobre o armazenamento de armas nucleares em Belarus.
– Quando se trata de questões relacionadas a armas nucleares, todos os Estados devem evitar tomar quaisquer ações que possam levar a uma escalada ou erro de cálculo – afirma a subsecretária.
Nakamitsu explica que o risco de um conflito com bombas atômicas é causado por falas como a do líder russo, além da falta de diálogo entre os países. Ela ainda recomenda que os Estados Unidos e a Rússia, os dois países com maiores arsenais nucleares, retomem as conversas para implementar o novo Tratado START.