terça-feira 25 de fevereiro de 2025
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Onde investir com a Selic a 12,75% ao ano? Veja dicas de especialistas
quinta-feira 21 de setembro de 2023 às 11:30h

Onde investir com a Selic a 12,75% ao ano? Veja dicas de especialistas

NOTÍCIAS


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu baixar a Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, a 12,75% ao ano. O movimento de queda impacta, por exemplo, nos rendimentos de quem investe e pode ser também uma oportunidade para quem quer começar.

Roberto Uchôa, responsável pela Área de Finanças e Administração da Escola de Negócios PUC Rio, orienta alguns cenários para quem já está no campo do investimento:

  • Para os mais conservadores, na renda fixa ainda temos a oportunidade de investir no tesouro pré-fixado, que oferece uma taxa de juros ainda em dois dígitos, e que oferece a oportunidade de que quando a trajetória de juros futuros caírem, a remuneração, antes mesmo do vencimento, pode oferecer um retorno bastante atrativo para esse investidor;
  • Uma segunda oportunidade para esse investidor de renda fixa seria deixar o seu dinheiro no Tesouro Direto Selic, enquanto esse spread entre a taxa selic nominal de 12,75% estiver bem superior da inflação, que está hoje em 4,61% em 12 meses;
  • Outra alternativa para esse investidor seria buscar CDBs em bancos de primeira ou segunda linha, com a garantia do fundo garantidor de crédito, que pague mais do que 102% ou 103% do CDI – se ele precisa de um CDB de liquidez diária. Se ele quer um prazo mais dilatado, ele pode procurar CDBs que paguem até mais de 110% do CDI.

Já para quem quer começar, o primeiro passo de um bom plano financeiro é constituição da reserva de emergência. “Para isso, é recomendado que o investidor tenha um valor próximo de seis vezes o seu custo de vida mensal, em um ativo altamente liquido e conservador, que lhe permita resgatar o montante a qualquer momento sem prejuízo ou perda de rentabilidade, como por exemplo o Tesouro Selic”, recomenda Renan Suehasu, planejador financeiro CFP®️ e sócio da A7 Capital.

Após constituída a reserva de emergência, o investidor estará pronto para realizar aplicações mais a longo prazo. Dessa forma, Suehasu orienta um cenário sem tantos riscos.

“Para quem possui o perfil mais conservador, o ideal é escolher um ativo que tenha prazo de vencimento compatível com o seu objetivo, diversificando seus investimentos entre os indexadores IPCA e prefixados. Por exemplo: o investidor que pretende trocar de carro daqui 5 anos deve escolher investimentos com prazo máximo de 5 anos. O mesmo funciona para aposentadoria, compra da casa própria, entre outros. O investidor poderá realizar esses investimentos simultaneamente, desde que não se confunda entre os ativos”, finaliza.

Veja também

Projeto altera quadro de cargos em comissão da Casa Civil no governo da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu do Poder Executivo o Projeto de Lei 25.685/2025, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!