Segundo uma nova estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (5), mais de 14,9 milhões de pessoas morreram por causa da Covid-19 em todo o mundo até o final de 2021. Esse número é bem superior aos dados anteriores do mesmo período, que apontavam que 5,4 milhões de pessoas haviam morrido entre janeiro de 2020 e dezembro do ano passado.
As novas estimativas mostram as mortes associadas direta ou indiretamente à pandemia de Covid-19. “O número de mortes, ou excesso de mortalidade, inclui óbitos associados diretamente a Covid-19, devido à doença, ou indiretamente, devido ao impacto da pandemia nos sistemas de saúde e na sociedade”, explica a OMS.
“Esses dados preocupantes não apenas apontam para o impacto da pandemia, mas também para a necessidade de todos os países investirem em sistemas de saúde mais resilientes que possam sustentar serviços essenciais de saúde durante crises, incluindo sistemas de informação de saúde mais fortes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
A OMS declarou a pandemia de coronavírus no dia 11 de março de 2020. De lá para cá, o Brasil já registrou mais de 663 mil mortes por Covid-19 e mais de 30 milhões de casos confirmados.