O escritor Olavo de Carvalho, maior guru do bolsonarismo, afirmou nesta quinta-feira (19) que foi infectado pelo coronavírus.
Residente da Virgínia, nos Estados Unidos, país que já registrou mais de 150 mortes e 10 mil casos confirmados da doença, Olavo afirmou que “pegou” a doença há cerca de dois meses, mas garantiu que já está curado.
“Já peguei o Corona vírus, ele quase me matou e eu já escapei vivo. Não tenho outra explicação para a merda toda que me aconteceu uns dois meses atrás. Os médicos não sabiam o que era aquilo”, escreveu em sua página do Facebook.
A filha de Olavo, Heloisa de Carvalho, porém, diz que é mentira que seu pai tenha sido infectado por coronavírus, assim como teria sido mentira a ocasião em que contou que retiraria um tumor. “Poucas vezes falo assim: MEU SACO DEU PRA TANTAS MENTIRAS E FALCATRUAS e distúrbios psiquiátricos. A loucura do Guru deu. 1º foi ‘tumor’ que virou cisto isso não existe, agora ele teve corona, me poupem de tantas MENTIRAS E DELÍRIOS psiquiátricos. Interna o véio!”, publicou em seu Twitter junto a um print de postagens de Olavo falando sobre as supostas enfermidades.
Culpa do Bill Gates
Há dois meses, período que diz que foi infectado pelo coronavírus, Olavo defendia a tese de que a doença estava chegando ao Brasil graças a Bill Gates.
“Coronavírus chega ao Brasil patenteado por Bill Gates”, diz o título alarmista de um vídeo compartilhado por Olavo em janeiro.
A fake news dá conta de que a organização The Pirbright Institute, financiada pela Fundação Bill Gates, teria adquirido a patente do coronavírus em 2018. A própria organização, no entanto, veio à público para esclarecer a “confusão”: a patente que a Pirbright possui, na verdade, é do vírus da bronquite infecciosa (IBV), e o título da patente – número 10130701 – se dá pelo fato de que o vírus é um objeto de pesquisa da organização para a produção de vacinas para prevenir doenças respiratórias em aves e outros animais – não humanos.
“Obviamente isso [o coronavírus] é patenteado por Bill Gates. Objetivo simples: redução populacional”, diz Bruno Alves no vídeo compartilhado pelo guru bolsonarista. O dono do canal ainda vai além: diz que “eles” – sem explicar quem são “eles” – “soltaram” o vírus na China porque trata-se do país com a maior população do mundo.