Eleitores de oito cidades, em cinco estados, participam de eleições complementares no próximo domingo (30). Além de escolherem candidatos para os cargos de presidente e governador no segundo turno, os eleitores devem ainda escolher segundo a Band News, os novos prefeitos que vão completar o mandato previsto até 31 de dezembro de 2024.
A nova eleição municipal ocorre após o Justiça Eleitoral cassar os mandatos ou o registro dos eleitos em 2020.
O Rio Grande do Sul tem três cidades na lista: Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul. Canoinhas (SC), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO) completam a rodada.
Nestas localidades, as regras eleitorais permitem propaganda também para os candidatos a prefeito e os eleitos assumem quase que imediatamente, sem esperar o prazo da eleição geral.
Em todo país, são 156 milhões de eleitores aptos para votarem para presidente. Em 12 estados, há segundo turno para governador.
A eleição acontece com horário unificado pela primeira vez, e as seções eleitores funcionam entre 8h e 17h, no horário de Brasília. A divulgação do resultado começa na sequência e a expectativa é de concluir a apuração ainda na noite de domingo (30).