sexta-feira 22 de novembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Ofuscado pelo KC-30, KC-390 realiza primeiro reabastecimento aéreo na FAB
sexta-feira 19 de agosto de 2022 às 07:45h

Ofuscado pelo KC-30, KC-390 realiza primeiro reabastecimento aéreo na FAB

NOTÍCIAS


Em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) desde setembro de 2019, o KC-390, da Embraer, tem entre suas atribuições realizar o reabastecimento aéreo de aeronaves como alternativa mais eficiente aos turboélices KC-130.

No entanto, conforme Ricardo Meier, da AirWay, apenas após três anos de operação, a aeronave finalmente foi utilizada em treinamento nessa função. Segundo a Força Aérea, no dia 9 de agosto o KC-390 FAB 2857 decolou da Base Aérea do Galeão para encontrar dois caças F-5 e transferir 2.900 kg de combustível.

A operação faz parte do contrato da Aeronáutica com a Embraer, cujos instrutores acompanharam o treinamento, realizado no Rio de Janeiro (RJ).

Para operar como aeronave de reabastecimento aéreo, o KC-390 recebe dois pods com mangueiras retráteis instalados sobre as asas e que tem uma razão mínima de vazão de 800 litros por minuto – o jato é capaz de transportar até 25 toneladas de combustível para uso em outros aviões.

O KC-390 FAB 2857 e os dois F-5 que receberam quase 3 toneladas de combustível (FAB)

Missão repassada ao KC-30

A FAB não possuía um avião-tanque a jato desde a aposentadoria dos KC-137 há cerca de dez anos. Apesar de demonstrar eficiência no cumprimento da missão a qual foi projetado, o KC-390 deixará de ser o principal vetor de reabastecimento aéreo após a decisão do atual Comando da Aeronáutica de adquirir dois Airbus A330-200, renomeados como KC-30.

Os dois widebodies, cujo primeiro foi recebido em agosto e o segundo está sendo preparado para ser pintado com as cores da força, serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) até 2024.

Por outro lado, a FAB está em meio a desgastantes discussões com a Embraer para reduzir o pedido inicial de 28 KC-390 para cerca de 15 aeronaves. Os dois parceiros acordaram um corte de seis jatos em março, mas semanas atrás a Aeronáutica decidiu eliminar mais uma aeronave de forma unilateral, o que motivou a fabricante a buscar o “reequilíbrio econômico e financeiro dos Contratos”.

O KC-30 será o principal vetor de reabastecimento aéreo da FAB a partir de 2024 (FAB)

Veja também

Coelba investirá R$ 5,5 bilhões em sistema elétrico da Chapada Diamantina

A Neoenergia Coelba anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões em obras de melhoria e modernização …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!