Em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB) desde setembro de 2019, o KC-390, da Embraer, tem entre suas atribuições realizar o reabastecimento aéreo de aeronaves como alternativa mais eficiente aos turboélices KC-130.
No entanto, conforme Ricardo Meier, da AirWay, apenas após três anos de operação, a aeronave finalmente foi utilizada em treinamento nessa função. Segundo a Força Aérea, no dia 9 de agosto o KC-390 FAB 2857 decolou da Base Aérea do Galeão para encontrar dois caças F-5 e transferir 2.900 kg de combustível.
A operação faz parte do contrato da Aeronáutica com a Embraer, cujos instrutores acompanharam o treinamento, realizado no Rio de Janeiro (RJ).
Para operar como aeronave de reabastecimento aéreo, o KC-390 recebe dois pods com mangueiras retráteis instalados sobre as asas e que tem uma razão mínima de vazão de 800 litros por minuto – o jato é capaz de transportar até 25 toneladas de combustível para uso em outros aviões.
Missão repassada ao KC-30
A FAB não possuía um avião-tanque a jato desde a aposentadoria dos KC-137 há cerca de dez anos. Apesar de demonstrar eficiência no cumprimento da missão a qual foi projetado, o KC-390 deixará de ser o principal vetor de reabastecimento aéreo após a decisão do atual Comando da Aeronáutica de adquirir dois Airbus A330-200, renomeados como KC-30.
Os dois widebodies, cujo primeiro foi recebido em agosto e o segundo está sendo preparado para ser pintado com as cores da força, serão convertidos para o padrão MRTT (Multi Role Tanker Transport) até 2024.
Por outro lado, a FAB está em meio a desgastantes discussões com a Embraer para reduzir o pedido inicial de 28 KC-390 para cerca de 15 aeronaves. Os dois parceiros acordaram um corte de seis jatos em março, mas semanas atrás a Aeronáutica decidiu eliminar mais uma aeronave de forma unilateral, o que motivou a fabricante a buscar o “reequilíbrio econômico e financeiro dos Contratos”.