Representando o Exército Brasileiro, o Capitão de Engenharia Vinícius Coêlho Machado obteve o segundo lugar entre os 16 militares estrangeiros que concluíram o Curso de Aperfeiçoamento para Capitães de Engenharia (Engineer Captains Career Course – ECCC), realizado na Escola de Engenharia do Exército dos Estados Unidos da América, no Fort Leonard Wood, Missouri. No encerramento do curso, em 17 de outubro, o militar foi agraciado com o prêmio de Graduado de Honra Internacional.
O curso teve a duração de 25 semanas, e contou com 76 alunos, contemplando militares do Exército dos Estados Unidos (EUA), do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e de outras 13 nações (Alemanha, Arábia Saudita, Benin, Brasil, Coréia do Sul, Costa do Marfim, Indonésia, Itália, Jordânia, Kosovo, Kuwait, Lituânia e Tunísia).
Durante o ECCC, o Capitão Vinícius também foi agraciado com o Brevê de Proficiência Militar das Forças Armadas Alemãs (German Armed Forces Proficiency Badge – GAFPB), na categoria Ouro, a maior distinção possível. O distintivo é ofertado a militares que atingem os padrões estabelecidos nas provas de natação fardado, marcha com equipamento, tiro de pistola e outros testes físicos diversos.
O curso destina-se a capacitar oficiais para o desempenho de funções de estado-maior nível unidade/grande unidade e comandante de subunidade. Os alunos são submetidos a provas físicas e exames intelectuais sobre técnicas e táticas militares em operações gerais de engenharia, operações defensivas, operações ofensivas e operações de transposição de curso d`água. O curso aborda, ainda, procedimentos para liderança/condução de tropas nível subunidade e processos para tomada de decisão em operações multi-domínio.
A presença de um militar brasileiro no curso reforça o nome do Brasil no cenário internacional e atende os objetivos estratégicos da Força. A experiência permite conhecer como o Exército dos EUA capacita seus oficiais de Engenharia, além de promover a integração entre exércitos de diversas partes do mundo.