Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais realizaram nesta última semana, uma visita de instrução ao Instituto Militar de Engenharia (IME) durante os meses de abril e maio. A iniciativa inédita visa fortalecer a integração entre as dimensões tecnológica e operacional representadas pela Engenharia Militar.
Os oficiais-alunos dos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Intendência, Material Bélico e Saúde conheceram as instalações do Instituto e os seus projetos. Foram ministradas instruções específicas conforme a necessidade e aplicação particular de cada curso.
As instruções envolveram técnicas de imageamento digital da Engenharia Cartográfica, aplicação da logística militar terrestre pela Engenharia de Construção, desenvolvimento de implantes ósseos integráveis e próteses desenvolvidas nos cursos de Engenharia Mecânica, bem como o processo de criação de blindagens balísticas na área de Engenharia de Materiais.
Também foi apresentando o estado da arte em Engenharia de Defesa. Os oficiais-alunos estudaram temas como inteligência artificial, mecanismos de defesa e segurança cibernética, mecatrônica, matéria condensada e sistemas de armas, recursos cada vez mais importantes para o sucesso das operações militares.
O estudo dos conflitos atuais demonstra que a tecnologia tornou-se fator preponderante na arte da guerra e na formulação da doutrina militar. Por isso, a sintonia entre oficiais combatentes e oficiais do Quadro de Engenheiros Militares é fundamental para aumentar a capacitação da Força Terrestre com os melhores e mais modernos meios de combate.