A rodovia BA-052, uma das vias mais importantes para o escoamento de grãos, oleaginosas, minérios e da pecuária produzidos no Oeste da Bahia, passa por obras de requalificação em 159,85 quilômetros de sua extensão. A requalificação da Estrada do Feijão, como é mais conhecida, irá fortalece a economia, o turismo e a geração de empregos na Bahia.
As intervenções irão beneficiar mais de 1,4 milhão de pessoas e representa um investimento de R$ 45 milhões, além de que manterá 150 empregos diretos. A finalização das obras está prevista para até o início do segundo semestre deste ano.
Com extensão de 545,4 quilômetros, o Sistema Rodoviário BA-052 tem início nas imediações de Feira de Santana, passa pelo município de Xique-Xique, de onde segue até Barra, na BA-160.
A Concessionária Estrada do Feijão (CONCEF), responsável pela administração da via, também executa melhorias em toda a extensão do sistema rodoviário, conforme o contrato de concessão estabelecido em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA). A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA) atua como órgão regulador e fiscalizador da obra.
Turismo
De acordo com o secretário estadual de Turismo, Fausto Franco, a recuperação da Estrada do Feijão também vai melhorar o acesso à Chapada Diamantina, outra região fundamental para a economia baiana pelo grande potencial de atrair visitantes durante todo o ano. O gestor destaca que a obra potencializará a regionalização do setor em uma área com mais de 30 municípios de reconhecida aptidão para o segmento.
“O baiano é quem mais viaja pela Bahia. Os dados indicam um fluxo de 55% do número total de visitantes durante o ano e a Chapada é a nossa maior zona turística. Com a pandemia, as viagens domésticas, feitas de carro, para destinos que proporcionam contato com a natureza, são as mais recomendadas por especialistas do mundo todo. Com isso, a Estrada do Feijão ganha ainda mais relevância no nosso estado”, pontua o secretário.
Ponte
Além da requalificação da rodovia, o Governo do Estado está construindo uma ponte sobre o Rio São Francisco com 1.014 metros de comprimento, interligando os municípios de Xique-Xique e Barra. A construção, que atualmente está com aproximadamente 53% das etapas executadas, tem previsão de entrega para outubro de 2021. Foram investidos até agora mais de R$ 58 milhões nas obras, que absorvem 350 trabalhadores diretamente.
O secretário da SEINFRA, Marcus Cavalcanti, afirma que a obra oferece mais segurança, conforto e rapidez na travessia entre as duas cidades, além de fazer a ligação do Oeste com o restante do Estado, contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio, do turismo e do setor de geração de energia eólica.
“A recuperação da Estrada do Feijão, assim como a construção da Ponte Barra–Xique-Xique, possibilitará uma conexão maior da capital com a região Oeste. A obra também trará benefícios para o desenvolvimento de atividades econômicas como o turismo, o comércio e o agronegócio, além de abrir espaço para outros investimentos, como o de energia renovável”, disse o gestor.
Economia
O governo estadual considera que essas obras proporcionarão o escoamento com segurança e rapidez de grande parte da produção agropecuária local para outras partes do Estado, fortalecendo uma das regiões que mais crescem e impulsionam o desenvolvimento da Bahia. Graças ao clima e ao elevado padrão tecnológico aplicado, o Oeste baiano transformou-se, ao longo dos últimos 35 anos, no maior polo produtor de grãos do estado, em grande parte direcionados para a exportação.
Segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia (SEI) publicados em outubro de 2017, em termos estaduais, a riqueza regional produzida respondia por 7,0% do Produto Interno Bruto (PIB) da Bahia e por 33,5% do valor agregado da agropecuária baiana, “o que demonstra o tamanho desse setor e a sua importância para a geração regional de divisas”, na opinião do Governo do Estado.